noticias

Desde 1992, mais de 150 países comemoram a Semana Mundial da Amamentação (SMAM). No Brasil, o Ministério da Saúde institui entre 1º e 7 de agosto para a celebração, que este ano tem como lema “Trabalhar juntos para o bem comum”. A partir 2017, a comemoração ganha ainda mais força, pois o Congresso Nacional sancionou uma lei que estabelece agosto como o Mês do Aleitamento Materno, sendo chamado de “Agosto Dourado”.

Em consonância com o que já era exposto durante a SMAM, o “Agosto Dourado” reforça, durante todo o mês, a importância do ato de amamentar e os benefícios que traz tanto para mãe quanto para o bebê. A ideia é não só incentivar a amamentação, mas também o apoio e o acolhimento às mulheres, além de mostraros benefícios que trazem para a sociedade e o País.

À frente desse tema, está a Rede Brasileira do Banco de Leite Humano (rBLH-BR), coordenada pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Criada ainda na década de 1980, a rBLH é considerada a maior e mais complexa rede do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Fiotec é parceira da Rede desde 1998, através do apoio aos projetos da unidade.

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista.

Em entrevista ao informativo Conexão Fiotec-Fiocruz, produzido pela Fiotec, João Aprígio de Almeida, coordenador da rBLH, ressaltou a importância do leite para uma criança prematura. “Somente um alimento funcional ajuda nos processos de maturação do seu organismo, e de amadurecimento do seu sistema imunológico, além de elevar seus fatores de defesa. Esse tipo de alimento ajuda em seu ciclo biológico evolutivo, que foi interrompido na vida intrauterina, para prosseguir na vida extrauterina, recebendo os componentes que só o leite materno é capaz de oferecer”, afirma João Aprígio, ressaltando que é nesse ponto que entra o BLH.

Confira a matéria na íntegra.

Especial Fiocruz

Para celebrar a SMAM, a Agência Fiocruz de Notícias, em parceria com o IFF/Fiocruz, publicou materiais que reforçaram o protagonismo das ações da Fundação no incentivo ao aleitamento materno. Nos destaques laterais, é possível conhecer as principais iniciativas da Fiocruz em relação ao tema. Outras orientações importantes para mães e profissionais de saúde também estão relacionadas no especial, como entrevistas e material de apoio em livros e vídeos. Clique aqui para conferir.