noticias

Dia do Farmaceutico siteEm 20 de janeiro, aqui no Brasil, é celebrado o Dia do Farmacêutico, profissão de quase 220 mil pessoas inscritas nos conselhos de Farmácia de todo o País. Desses profissionais, aproximadamente 75% atuam nas farmácias de qualquer natureza, atendendo diretamente o público, responsáveis por avaliar as prescrições médicas.

Mas o que poucos sabem é que os farmacêuticos atuam também em laboratórios de manipulação, desenvolvendo a produção de fórmulas e gerenciando seu controle de qualidade. Além disso, esses profissionais se envolvem na análise clínica-laboratorial dos testes de gravidez, no leite especial que o bebê alérgico toma, nos cosméticos de beleza e até no exame antidoping dos jogadores de futebol.

Pensando nisso, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) está promovendo em 2019 a campanha “Onde tem saúde e qualidade de vida, tem um farmacêutico”, com o objetivo de estimular as pessoas a observar e reconhecer o quanto o farmacêutico é essencial à saúde e ao bem-estar da população. O CFF está convidando pacientes a contarem suas histórias de gratidão aos farmacêuticos em vídeos curtos, que serão publicados no hotsite da campanha, disponível a partir da próxima semana.

“A Farmácia é uma profissão diversa e essencial, e o CFF tem, de fato, evidenciado isso à sociedade, envolvendo-se e coordenando as principais lutas para que o farmacêutico se destaque cada vez mais e possa cumprir o seu papel no zelo pela saúde pública”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João.

*Com informações do portal G1 e do site da CFF.