noticias

Até o dia 30 estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. Organizada pelo Ministério da Saúde, a premiação reconhece iniciativas de Educação Popular em Saúde voltadas ao enfrentamento dos determinantes sociais da saúde e que articulem os saberes e práticas populares com as ações e políticas públicas de saúde. Os interessados podem se inscrever pelo site.

As iniciativas devem ser inéditas, de caráter público e sem fins lucrativos. Podem concorrer iniciativas executadas em âmbito local, regional ou nacional realizadas por integrantes ou movimentos sociais e populares, conselheiros de saúde, gestores, trabalhadores, estudantes, educadores, pesquisadores e outros atores que desenvolvam ações na área de educação popular.

Serão premiados 10 trabalhos selecionados de cada categoria. São elas: ‘produções audiovisuais e musicais’, ‘narrativas e relatos’, ‘pesquisas e sistematizações’ e ‘textos artísticos’. Os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão premiação em dinheiro e os demais menções honrosas. Cada participante poderá ter no máximo dois trabalhos premiados, sendo apenas um como autor principal.

Prêmio Victor Valla

Criado em 2010, a iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), foi fruto do diálogo com os diversos coletivos e movimentos sociais e populares que atuam na educação popular.
O prêmio é uma homenagem ao professor Victor Vincent Valla que, em sua trajetória de militância e produção acadêmica, contribuiu com reflexões sobre os modos de viver e produzir saberes populares e suas relações com a saúde.

*Com informações do Ministério da Saúde