CNPq lança Chamadas de cooperação internacional com foco em Nanotecnologia - Fiotec

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCTI) acaba de lançar duas Chamadas de apoio à Nanotecnologia: uma entre o Brasil e Cuba e a outra entre o Brasil e o México.  Essas iniciativas partem do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e  têm como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação visando contribuir  para  aprimoramento do Brasil nessa área do conhecimento.

Para a Chamada de Cooperação Brasil-Cuba, Chamada 20/2011 , as linhas de interesse são: Liberação controlada de fármacos e/ou nanoencapsulamento; Nanomateriais para bioengenharia; Nanopartículas para monitoramento e/ou diagnóstico em saúde; e, Nanotoxicologia e/ou nanorregulação.

Já no caso da Cooperação Brasil-México, Chamada 21/2011 , as áreas linhas de interesse são: Agronegócio; Eletrônica; Energia; Materiais; Meio ambiente; Nanobiotecnologia; Saúde; e Sensores e/ou reguladores e seus impactos.

Os projetos aprovados terão o valor máximo de R$ 150.000,00. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via Internet, por intermédio da Plataforma Carlos Chagas , até o dia 3 de novembro de 2011. Para saber mais,  acesse  Chamada Brasil/Cuba e Chamada Brasil/México .

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq