O dia do portador da Síndrome de Down - Fiotec

Dia Int. Sindrome Down

No dia 21/3 é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, data importante de conscientização a respeito da vida das pessoas com a síndrome. A data foi instituída pelo Down Syndrome International (DSI), organização internacional de pessoas com deficiência sediada no Reino Unido, e se refere às 3 cópias do cromossomo 21 que as pessoas com Síndrome de Down têm.

Aprovada no final de 2011 para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorada pelos 193 países membros, a data é importante para destacar a atuação das pessoas com Síndrome de Down na sociedade, garantindo igualdade em liberdade e oportunidades para elas.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma alteração cromossômica que ocorre na divisão celular do óvulo, resultando em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 300 mil pessoas portadoras da síndrome.

Campanha que visa participação

Todo ano o Dia Internacional da Síndrome de Down possui um tema, escolhido pela DSI, que norteia diversas diretrizes que a campanha abordará. O tema escolhido para 2020 foi “Nós Decidimos”, que visa, de uma maneira geral, garantir a participação de todas as pessoas com Síndrome de Down em tomadas de decisões sobre assuntos relacionados ou que afetem suas vidas.  

Entre as atividades da campanha estão a elaboração de curta metragens e uma conferência a respeito do tema.