Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é iniciada - Fiotec

vacinacao gripeFoto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

Foi lançada nesta segunda-feira (23/3) pelo Ministério da Saúde a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com o conceito “Gripe. Tem que vacinar”. Ela será feita nos postos de saúde do país em três etapas e visa alcançar aproximadamente 67 milhões de pessoas até o dia 22 de maio. Nesta primeira etapa o público alvo são idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. A partir de 16 de abril será a vez de doentes crônicos, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento. E por fim, a partir de 9 de maio, que também será o dia “D” de mobilização nacional para a vacinação, será a vez dos demais públicos, que correspondem a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com deficiência, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Nesta data, 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.

A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). É importante ressaltar que ela não protege contra o novo coronavírus (Covid-19), porém sua aplicação foi antecipada estrategicamente de abril para março com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o coronavírus, já que os sintomas são parecidos, e também para reduzir a procura por serviços de saúde.  

“Drive Thru” no Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu 

O Rio de Janeiro terá 52 vacinadores distribuídos em cinco postos do Detran-RJ para vacinação em sistema de "drive thru", no qual o idoso será vacinado pela janela, sem precisar descer do carro. Vale ressaltar que só serão vacinados os idosos que estiverem dentro do carro, sendo proibido o acesso de pedestres nestes postos.

Também haverá vacinação no posto do Detran-RJ de Nova Iguaçu. Em breve, segundo o governo do estado, haverá o mesmo sistema em Niterói e Nova Friburgo, na Região Serrana.

Confira os endereços dos postos 'drive-thru', que funcionarão de 10h as 16h até 4 de abril:

  • Campo Grande – Estrada do Mendanha, 1672
  • Ilha do Governador/Infraero – Estrada de Tubiacanga s/n
  • Barra da Tijuca - Av. Ayrton Senna, 2541
  • Catete – Rua Machado de Assis, 80
  • Tijuca/Haddock Lobo – Rua João Paulo I, 194
  • Botafogo (Nova Iguaçu) – Estr. de Adrianópolis, s/n