projetos-em-destaque

A capacitação permanente dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das alternativas para diminuir os problemas enfrentados por eles no dia a dia de trabalho e, consequentemente, proporcionar à população um atendimento em saúde melhor e mais humanizado. O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) existe com esse único propósito: oferecer educação de qualidade para quem cuida da saúde do brasileiro.

O sistema é composto por três elementos: a Rede Colaborativa de instituições de ensino superior – que atualmente conta com 36 instituições; o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), onde são armazenados e disponibilizados os recursos educacionais produzidos pela Rede, e ofertados em seus cursos; e a Plataforma Arouca, em que os profissionais podem visualizar as ofertas educacionais das instituições de ensino.

Essa concepção permitiu que o sistema alcançasse, em 2014, a importante marca de 100 mil matrículas realizadas por profissionais de saúde em todo o Brasil, consolidando a UNA-SUS como maior do que muitas universidades de médio porte do Brasil.