projetos-em-destaque

O Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) é um projeto voltado para o exercício da cidadania. Através dele, tecnologias sociais serão apresentadas e desenvolvidas pelos comunitários e pesquisadores da Fiocruz e da Funasa, para gerar conhecimentos inovadores e críticos, auxiliando, assim, a promoção do desenvolvimento sustentável e da saúde no território das comunidades tradicionais na região do Mosaico de Bocaina, que abrange região o litoral norte de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 50 comunidades tradicionais de três etnias: caiçaras, indígenas e quilombolas.

A partir de diagnósticos realizados no território pelos pesquisadores da Fiocruz e comunitários da região, foram detectadas necessidades de ações ligadas ao saneamento ecológico, educação diferenciada, agroecologia e turismo de base comunitária. Com a implantação do saneamento ecológico, o conceito de territórios saudáveis se concretiza em experiências que enfocam a redução das iniquidades, a promoção da autonomia e a sustentabilidade das comunidades tradicionais.

O projeto conta ainda com o “Espaço OTSS”, uma casa localizada em Paraty, no Rio de Janeiro, onde acontecem os encontros e reuniões. O local foi criado para a desenvolvimento de soluções territorializadas baseadas na ecologia de saberes e que têm potencial para tornarem-se estratégias regionais e alternativas para a garantia dos direitos das comunidades tradicionais, especialmente aqueles relacionados ao território, à cultura, às atividades tradicionais e à qualidade de vida.

Mais informações podem ser obtidas no site do OTSS.

http://otss.org.br/