projetos-em-destaque

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 com o objetivo de oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Em 25 anos de trajetória, o SUS possui uma história repleta de desafios, conquistas e avanços. Para desmistificar o assunto e contar o que ocorreu ao longo dos anos, foi montada, em comemoração ao aniversário do Sistema, a exposição "Pelos caminhos do SUS".

Na mostra, foi possível conferir painéis informativos e participar de atividades interativas, como o “Sustentando o SUS”, uma estrutura em forma de arco sugere o envolvimento de um grupo para a construção dos “pilares” do SUS. Já na “Árvore da Saúde”, foi possível interagir com uma estrutura cenográfica e montá-la folha a folha.

A exposição surgiu através de uma parceria da Fiocruz com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), após reflexões em torno das manifestações que aconteceram em julho de 2013. Foi desenvolvida pelo Museu da Vida, em parceria com pesquisadores do Observatório História e Saúde, vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).